Portugal escrito com C!

Este é o país onde conhecer alguém na Segurança Social é sinónimo de ver um assunto resolvido em tempo recorde, ou de diminuir em várias vezes o tempo de espera num atendimento ao publico. É também o país onde alegremente se faz a pergunta ‘quer factura’. E ainda mais impressionante é o facto de ser o país onde a nossa resposta é, tantas vezes, ‘não, não é necessário’.

Este é o país onde 25€ pagos à pessoa certa torna possível que um chaço velho passe alegremente na inspecção periódica obrigatória, mesmo que nao tenha um mínimo de condições para circular. É também o país onde um ‘conhecimento’ numa faculdade pública consegue colocar um aluno externo num curso onde não há vagas, ou onde um professor diz a um aluno, no final de um ano lectivo, já depois de ter distribuído as notas, ‘porque não me disse que éramos parentes?’ Também é neste rectângulo lindo plantado à beira-mar que todos conhecemos trabalhadores que exercem as suas funções ilegalmente, sem estarem colectados na Segurança Social. Deduzo que muitos deles daqui a alguns anos se queixem que trabalharam 40 anos e que recebem pensões baixíssimas, ou então serão os mesmos que se queixarão amanhã de não terem qualquer protecção social.

 Este é o país onde alguém que engana uma pessoa é um ladrão, vigarista e criminoso, mas onde alguém que engana o Estado (fugindo aos impostos, contribuindo para a economia paralela, entre outros exemplos) é, e passo a citar ‘um gajo esperto’. Este é o jardim onde ter um vizinho numa repartição de finanças, um familiar que trabalha num hospital, ou um amigo numa loja do cidadão garante um atendimento (isto para não falar noutros benefícios…) ‘ligeiramente’ mais rápido do que ao resto do comum dos mortais. 

Portugal é o país onde um concurso público para a admissão de alguém pode ser contornado por laços familiares que, obviamente falam mais alto. Um escândalo, gritam uns, excepto quando nos toca a nós o beneficio em causa.

Isto desculpa o desgoverno? Não. Mas explica-o. Digam o que disserem, os nossos governantes não são mais que o reflexo ampliado do país que temos.

, , , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário